terça-feira, 31 de maio de 2011

Copa Farroupilha 2011 - IPANEMA x Monaco

IPANEMA 1 X 3 Monaco

Arbitro: Paulao
Data: 28/05/11
Horário: 14 horas
Gol(s): Pica-Pau
Assistencia(s): Figueiró
Escalacao Inicial <--> (Substituicoes):
Mattos
Vilela
Renato <--> (Gui)
Rafa
Mateus <--> (Jorge Henrique)
Nacho
Uva <--> (Deh Vanacor)
Edisson <--> (Gabí) 
Figueiró
Pica-Pau <--> (Japa80)
Fontes <--> (Piróca)



Tarde de inverno, sol, tempo frio e perda de invencibilidade.
A tarde do dia 28 de maio prometia bons jogos. Tres equipes disputavam a liderança do campeonato no mesmo horário, de um lado Ipanema contra Monaco e na disputa paralela Bazar Mimo versus Millonarios.
E não foi diferente, o jogo entre S.C.I. x Monaco Porto Alegrense foi um grande jogo, bastante movimentado com alternância no marcador, tenso com duas expulsões e quatro gols anotados. O principio da partida mostrava como as duas equipes se equiparavam em movimentações ofensivas e defensivas. Com bastante disputa no meio campo.
A primeira grande chance ocorreu para a equipe de branco, jogada pelo lado direito de ataque, Pica-Pau percebeu o deslocamento de Fontes pela esquerda e lançou para o centroavante. O camisa 9 dominou de perna esquerda esperou a bola ficar a feição para o arremate e desferiu chute de canhota, o goleiro adversário fez grande defesa com a bola no chão, mas deu rebote, que caiu no pé de Figueiró. Era o gol do Ipanema amadurecendo, mas por capricho demais ele foi tirar do alcance do arqueiro e tocou pelo lado do gol, perdendo grande chance.  
Em jogada de resposta a equipe alvirrubra também criava, mas desperdiçava no arremate final, jogada pela esquerda que a defesa do time da zona sul cochilou por um segundo quase sofreu a punição, bola nas costas da zaga que o avante saiu de frente para o goleiro, mas na hora da definição o atacante perdeu ângulo com a saída do guarda redes  e conseqüentemente o tempo para finalização.
A medida que o tempo ia passando o Ipanema se tornava mais perigoso e parecia ter uma leitura melhor da partida no momento. Mais uma vez chegou com perigo na conclusão a gol de Pica-Pau que apareceu pela meia esquerda e cortou para o meio, o chute saiu forte e rasteiro porem o goleiro bem colocado fez a defesa em dois tempos.
Mais uma jogada pela esquerda, agora começando pela lateral com Mateus, que observou o deslocamento de Edisson pelo meio, tocou pelo alto, Edisson dominou no peito ajeitando a bola para Figueiró, que observou Pica-Pau entrando livre pelo meio da área e com um toque deixou o companheiro em condições de marcar. Pica-Pau recebeu e na velocidade venceu o guarda metas do Monaco, ai foi só empurrar para o gol livre. Gol do Ipanema.
O gol deu moral para a equipe branca , que passou a jogar ainda mais confiante, trocando passes e tendo maior posse de bola. O Monaco ainda na primeira etapa assustou em uma chegada rápida pela direita, o atacante cruzou para a área e o centroavante livre para o cabeceio, mas o goleiro do Ipanema foi mais veloz e conseguiu sair de soco afastando o perigo iminente.
No intervalo o técnico Inacio promoveu a entrada de Gabí no lugar de Edisson. E pediu para o time continuar como vinha jogando, com inteligência e explorando jogadas agudas nas pontas. Mas o intervalo não fez bem para o time do Ipanema, o time voltou sonolento, enquanto que o adversário voltou disposto a mudar o panorama da partida.
Logo no primeiro minuto oportunidade para o time vermelho e branco, aproveitando o equivoco da defesa do Ipanema, em um lance de bate e rebate na grande área, quase o M.F.P.A. igualou o marcador, o meia chutou quase da marca do pênalti, e a bola explodiu no peito do defensor Rafa e saiu da área, com gritos de penalidade por parte do banco adversário.
O jogo ia mudando de rumo, o time homônimo europeu agora seguia com mais contundência na partida, ate que aos dez minutos o meia adversário perdeu a cabeça e em um lance na frente do banco do Ipanema, agrediu Figueiró com um chute e foi expulso depois de tomar o segundo amarelo.
A partir daí o jogo tendia muito mais para a equipe da zona sul, com um a zero no placar e um jogador a mais em campo, mas o que se viu foi diferente. A equipe do Monaco correndo atrás do placar e também para manter a ponta na tabela foi a frente com perigo enquanto que o Ipanema tentava criar mas esbarrava na marcação adversária.
Antes dos vinte minutos entraram Deh Vanacor e Japa80 nos lugares de Uva e Pica-Pau, para dar novo gás à equipe. Mas mesmo assim quem ainda conseguia se sobressair surpreendentemente na partida era a equipe de rubra, que em uma jogada de escanteio conseguiu igualar o marcador logo após o vigésimo minuto. Escanteio cobrado rapidamente, e a bola na área, o defensor do Ipanema cortou de cabeça, mas a bola foi para o segundo pau. O atacante adversário antecipou a marcação e igualou o resultado até o momento com uma cabeçada junto da trave.
O gol fez com que a equipe do Ipanema sofresse certo colapso, passou a atacar com muita vontade, mas pouca eficiência. Melhor estabilizado em campo o Monaco chegou mais duas vezes com perigo em rápidos contra ataques, uma vez pela meia esquerda que o guarda metas salvou o chute com os pés e em uma jogada de cruzamento que Mattos salvou colocando para escanteio.
Com a equipe sofrendo contra-ataques perigosos e tendo dificuldades de finalizar, o técnico Inacio utilizou mais tres pecas do banco de suplentes, Gui no lugar de Renato, Jorge Henrique no de Mateus e Piróca na função de Fontes.
Por volta dos 35 minutos finais o Monaco conseguiu a virada. Falta marcada pelo arbitro perto da área pela direita da zaga. Cobrada na pequena área, o adversário pulou e de cabeça venceu a marcação empurrando a bola para dentro. 2x1.
O arbitro Paulao ainda expulsou um jogador do Ipanema, em um lance no meio campo, dois jogadores sem embolaram e sobrou apenas para o jogador do time de branco, que sequer tinha cartão amarelo e foi mandado para a rua de imediato. Para irritação do banco, que ficou sem entender a atitude da autoridade em campo.
O Ipanema não se entregou e tentou ate o fim, as duas jogadas perigosas do Ipanema foram com Japa80 pela direita, ele recebeu junto da lateral foi driblando até alinha de fundo, mas na hora do passe final não encontrou ninguém dentro da pequena área para a conclusão. E em outra jogada de Japa80 a bola rolada para o meio e num bate e rebate Piróca dentro da grande área fez a conclusão, mas esta saiu fraca e o goleiro fez a defesa em dois tempos sem problemas.
 Já nos últimos minutos em uma chance de escanteio, a bola cruzou toda a área e encontrou Nacho, que chutou de perna esquerda, a bola tinha direção, mas tocou no zagueiro adversário e salvou a ultima boa chance de empate. Na seqüência do lance, ataque do Monaco, bola mal rebatida pela defesa do Ipanema e o atacante adversário apareceu livre dentro a área de frente para o gol. Tentou o drible no goleiro, quando sentiu o toque caiu, e pênalti.
O avante de vermelho bateu alto no ângulo, sem chances para a defesa. Dando números finais a ótima partida de futebol.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Copa Farroupilha 2011 - IPANEMA x Abc/Technocorp

IPANEMA 1 X 0 Abc/Technocorp
Data: 21/05/11
Horário: 14 horas
Gol(s): Vilela
Assistencia(s): Nacho
Escalacao Inicial <--> (Substituicoes):
Mattos
Vilela <--> (André Martins)
Renato
Rafa
Jorge Henrique <--> (Mateus)
Nacho
Uva <--> (Nilton)
Sagui <--> (Xandy) 
Figueiró <--> (Edisson)
Pica-Pau <--> (Japa80)
Fontes <--> (Piróca)



Tarde quente, sol forte e jogo disputadíssimo até o último minuto. Em um dia de típico “veranico” de maio, as equipes do S.C. Ipanema e Abc/Technocorp se encontraram para medir forcas. Um confronto de muito bom nível técnico, tenso e concorrido.
No principio da partida as equipes se alternavam com toques de bola precisos e sem arriscar muito. À medida que o tempo ia passando o time de verde conseguia controlar melhor a partida ditando um ritmo cadenciado com muito toque de bola. O clube de branco parecia desajeitado no meio campo, mas mesmo assim combatia muito sem dar chances reais ao adversário.
Passados 25 minutos da etapa inicial o S.C.I. assustou em um chute de media distancia, Uva recebeu na entrada da área, dominou de perna direita e desferiu o arremate com a perna contraria, a bola seguiu rasteira batendo no pé da trave e saindo pela linha de fundo.
O time de verde chegou forte em duas jogadas rápidas pelas laterais do campo, primeiro em um cruzamento rasteiro pela direita que o avante do outro lado recebeu sem marcação, mas como o passe foi forte não conseguiu concluir com precisão. E em uma jogada pela esquerda, o cruzamento pelo chão, mas o atento lateral Jorge Henrique mandou para escanteio antes que a bola chegasse no atacante para a conclusão.
O Ipanema no primeiro tempo ainda teve duas chances, uma com Nacho que recebeu de frente para o gol, e desferiu um chute forte pelo alto, mas o guarda redes do Abc conseguiu efetuar a defesa rebatendo de soco para fora da grande área. A outra oportunidade aconteceu em jogada dos dois atacantes, tabelinha dentro da área entre Pica-Pau e Fontes, na qual Fontes recebeu e concluiu na saída do goleiro, o chute de perna canhota saiu forte, mas a bola explodiu no travessão picou na pequena área mas não teve aproveitamento melhor por parte da equipe da zona sul da capital.
Na segunda etapa o jogo continuou muito disputado, as duas equipes haviam comparecido no CT Muradas pensando somente em vencer. O técnico Inácio, modificou a maneira de jogar no meio campo, para tentar ganhar o controle do jogo naquele setor e ter maior posse de bola, promoveu a entrada de Xandy no lugar de Sagui e Piróca no lugar de Fontes.
De fato aconteceu como o treinador pensou, a equipe melhorou seu rendimento perante a primeira fase do jogo, mas ainda faltava o arremate final. Passados 15 minutos,  mais 2 trocas ocorreram, Mateus no lugar de Jorge Henrique e Nilton no lugar de Uva.
Com as alterações, o Abc foi quem veio para cima aproveitando os poucos minutos de instabilidade do time branco. O time da azenha quase marcou o gol inaugural, uma jogada pela direita que sobrou picando na entrada da area para o meio campista adversário arrematar, o chute saiu forte e rasante, na sua trajetória a bola fez uma curva e saiu rapando a trave direita do guarda metas, chance perigosíssima.
O jogo cada vez ficava mais tenso, e até silencioso por parte dos jogadores e presentes no complexo esportivo, tamanha a concentração dos atletas na vitória, pois sabiam que um gol, mesmo a esta altura da partida poderia dar números finais ao encontro. Logo entraram Japa80 e Edisson, nos lugares de Pica-Pau e Figueiró respectivamente.
Em uma cobrança de falta pela meia esquerda, Nacho se preparou e bateu firme por cima da barreira, a bola fez uma rápida queda e colidiu com forca no travessão. A resposta do time de verde foi em uma jogada de lançamento, que o rápido avante pela esquerda, conseguiu vencer o marcador na corrida e com a perna esquerda tentou encobrir o arqueiro, mas a bola saiu com certo perigo.
O gol do Ipanema aconteceu em uma jogada pela meia direita, Nacho conduziu, driblou em velocidade o marcador, sofreu a falta mas conseguiu se equilibrar, o arbitro optou por dar a vantagem no lance, ele observou Vilela passando com rapidez pela direita e serviu o companheiro, o lateral direito ganhou do marcador na corrida e saiu na cara do goleiro. Bateu firme, forte e cruzado, a bola ainda passou entre as pernas do arqueiro que tentou fazer a defesa. Gol do Ipanema.
Em desvantagem no placar o time do Abc/Technocorp saiu para o ataque, mas assim deixava brechas atrás. Próximo dos 40 minutos Japa80 teve ótima oportunidade de garantir a vitória. Xandy tentou o lance pela meia direita, tocou para Japa que dominou, partiu de frente para o goleiro, conseguiu fazer o drible no ultimo zagueiro (que buscou a recuperação no lance), e com a perna direita bateu forte, mas o chute saiu no centro do gol, o goleiro fez a defesa em pé e colocando a bola para fora da área.
O autor do único gol até o momento na partida, Vilela, saiu com cãibras dando lugar ao outro lateral direito André Martins. Como a partida estava no seu final o Abc arriscou jogadas pelo alto para a área do Ipanema, e quase conseguiu êxito. Em uma destas jogadas o zagueiro (que já tinha virado atacante a esta altura) conseguiu o desvio e o avante pela ponta esquerda chegou com a bola picando em velocidade, com um leve toque tentou concluir por cima do arqueiro, quando a bola ia entrando o zagueiro Rafa fez a cobertura e em cima da linha tirou de cabeca para escanteio.
Sem mais tempo para ação o árbitro encerrou a partida. Mais uma vez Ipanema e Abc fizeram uma grande partida, assim como já havia acontecido em anterior confronto no semestre passado, um grande jogo e desta vez excelente vitória branca contra um ótimo adversário.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Copa Farroupilha 2011 - IPANEMA x Expresso da Madrugada

IPANEMA 2 X 2 Expresso da Madrugada
Data: 14/05/11
Horário: 14 horas
Gol(s): Figueiró, Figueiró
Assistencia(s): ---------, ---------
Escalacao Inicial <--> (Substituicoes): 
Mattos
Vilela <--> (André Martins)
Renato
Rafa
Nilton <--> (Jorge Henrique)
Deh Vanacor
Xandy <--> (Sagui)
Figueiró 
Guga <--> (Madruga) <--> (Gabí)
Pica-Pau <--> (Japa80)
Fontes <--> (Piróca)



Tarde fria, tempo nublado, confronto acirrado e decisão no ultimo minuto.
O jogo começou na tarde gélida de sábado com a equipe do Ipanema propondo a partida, e a equipe do Expresso bem postada em campo sabendo exatamente como proceder contra um adversário de características ofensivas.
Logo no inicio da partida, o time branco perdeu um atleta por lesão, Guga correu em uma bola esticada pelo alto e sentiu um estiramento, assim obrigando o técnico Inacio a promover a alteração, Guga deu lugar a Madruga.
Ventava bastante no CT Muradas, o que dificultava as ações das duas equipes, pois o passe final sempre tinha futuro incerto. Mas foi exatamente neste tipo de jogada que o time da Madrugada criou sua melhor jogada no primeiro tempo, após boa jogada pelo meio, o toque final pegando a defesa do Ipanema desajustada e o avante de cara para o gol. Em uma recuperação incrível o zagueiro Rafa deu um carrinho providencial, ganhando o lance na bola e saindo tranqüilo para o jogo, não fosse a recuperação do defensor, o atacante adversário teria facilitada sua vida na tentativa de marcar o primeiro tento da partida.
Apesar de maior posse de bola, o Ipanema não era tão contundente, a marcação bem feita pela equipe adversária conseguia se sobressair nos lances próximos ao gol do arqueiro da equipe azul.
As melhores oportunidades foram com Madruga após jogada de escanteio no primeiro pau, que ele antecipou da zaga e mandou de cabeça muito próximo da trave oposta. E com Pica-Pau, que fez o tabelamento com Fontes e saiu na cara do gol, mas a zaga e o goleiro saíram abafando e ele acabou dando um leve toque, mas a bola saiu por cima do gol.
As maiores emoções ficaram guardadas para o segundo tempo.
Após o intervalo a equipe branca veio modificada para a segunda etapa, Inacio colocou em campo Jorge Henrique e Sagui para dar mais velocidade ao time, porem o panorama inicial da partida parecia não ter mudado.
Por volta dos dez minutos iniciais a punição, após jogada confusa da defesa do Ipanema, o avante saia na cara do goleiro, mas a zaga fechou a porta e fez a falta. De frente para o gol o adversário não titubeou e cobrou uma linda falta, a bola saiu forte do pé esquerdo e entrou no ângulo por cima da barreira, sem chances. Um gol justo, antevendo que na jogada da falta, caso o juiz optasse por dar seqüência no lance o outro avante teria aberto o marcador.
O gol fez com que o Ipanema saísse com maior forca no ataque, Figueiró após jogada pelo meio deixou Pica-Pau em condições de marcar e foi o que ele fez, mas o bandeirinha precipitadamente levantou a bandeira anulando o empate. Mesmo com a linha da grande área para auxiliar na marcação do lance, o auxiliar equivocou-se, para reclamação geral da equipe da zona sul. Vale reforçar que nao foi a primeira vez que o veloz atacante marcou gols, entretanto foi interpretado na banheira mesmo tendo condições legais de jogo, lembrando que a jogada foi exatamente na frente do banco do Ipanema, por isto a certeza de condições de jogo.
O Ipanema seguia em cima, buscando o empate, entraram Piróca e Japa80 para dar mais movimentação ofensiva. E as trocas surtiram efeito, por volta dos 25 minutos, Japa80 em uma linda jogada recebeu na ponta esquerda, entrando na grande área enganou dois marcadores, cortando um para fora e o segundo para dentro, saia na cara do gol, quando o carrinho do adversário o derrubou. Penalti. Figueiró foi o encarregado da cobrança, a batida saiu no canto esquerdo do goleiro que pulou nela, mas mesmo tocando na bola não conseguiu fazer a intervenção. Estava empatada a partida.
                                         
O S.C.I. partiu ainda mais para cima do adversário,no lance seguinte ao empate, em um lance casual de discussão no meio campo, o arbitro Paulao resolveu da dois cartões amarelos um para cada time, porem o jogador do Ipanema já tinha o primeiro cartão e foi expulso. Na hora Inacio providenciou a entrada de Gabí em campo, no lugar de Madruga.
Mesmo com um jogador a menos quem chegava com perigo era o Ipanema, Piróca pela esquerda chegou na cara do goleiro, tentou o drible e concluiu, mas o goleiro teve recuperação e defendeu com o peito, a bola ainda sobrou para o atacante com o goleiro no chão, ele então concluiu novamente mas o zagueiro tirou em cima da linha com a cabeça. Outra jogada com Piróca desta vez pela direita, recebeu o passe e saiu de frente para o gol, mas o zagueiro em ótima recuperação se jogou de carrinho na frente da bola impedindo que a bola chegasse ao gol.
Por volta de 38 minutos, Japa80 novamente foi abastecido pela esquerda e ao tentar o drible no goleiro caiu, pênalti marcado pelo arbitro, por parte do Expresso muita reclamação, pois o lance era duvidoso e não ficou claro. Figueiró que não teve nada a ver com a marcacao, novamente foi para a cobrança, a bola saiu alta no canto direito do adversário. Gol. Era a virada.
Após o gol, ficou claro que o arbitro não teve convicção no lance decisivo, e passou a amarelar boa parte do time do Ipanema, mesmo em faltas normais de jogo no meio campo.
Em outra jogada de Japa80 pela esquerda, recebeu, invadiu a área e na hora do drible sofreu carrinho. O arbitro optou por não marcar a penalidade, muito por ser o terceiro pênalti no mesmo jogador em questão de vinte minutos, alem de como o segundo pênalti a marcação nao foi com convicção, este passou batido, mesmo com maior clareza no lance.
O Ipanema ainda teve chance de cravar o resultado, Piróca recebeu pela direita na área e com dois jogadores livres dentro da área escolheu para quem tocar, a bola foi a meia altura e se ofereceu a Japa80, ele elegeu o peixinho como melhor alternativa, mas por azar, o cabeceio saiu errado e a bola por cima do gol.
Entao que aos 47 minutos, quase no apito final do arbitro, um descuido e um gol. Uma bola alta na área do time branco. O esperto atacante adversário esperou o pique da bola e com um toque conseguiu vencer o zagueiro, bateu cruzado, a bola ainda resvalou no guarda metas do Ipanema e encontrou o atacante de azul pela direita, que entrou de carrinho e deu números finais a partida. E não havia tempo para mais nada.


terça-feira, 10 de maio de 2011

Copa Farroupilha 2011 - IPANEMA x Pampa

IPANEMA 5 X 0 Pampa
Data: 07/05/11
Horário: 10 horas
Gol(s): Fontes, Fontes, Japa80, Japa80, Vilela
Assistencia(s): Vilela, Pica-Pau, Guga, -----------, Japa80
Escalacao Inicial <--> (Substituicoes):
Torres
Vilela <--> (André Martins)
Renato
Rafa <--> (Francis)
Mateus <--> (Jorge Henrique)
Nacho
Sagui
Dudu <--> (Madruga)
Guga <--> (Gabí)
Pica-Pau <--> (Japa80)
Fontes <--> (Taylor)

terça-feira, 3 de maio de 2011

Copa Farroupilha 2011 - IPANEMA x Azenha

IPANEMA 3 X 1 Azenha
Data: 30/04/11
Horário: 16 horas
Gol(s): Piróca, Figueiró,Nacho
Assistencia(s): Pica-Pau, ---------, ---------

Escalacao Inicial <--> (Substituicoes):
Mattos
Vilela <--> (Edisson)
Renato
Rafa
Jorge Henrique <--> (Mateus)
Deh Vanacor
Uva <--> (Xandy)
Figueiró <--> (Guga) 
Madruga <--> (Nacho)
Pica-Pau <--> (Taylor)
Piróca <--> (Gabí)

Após dois finais de semana sem jogos, voltou ao CT Muradás a Copa Farroupilha. Tarde de sábado, tempo agradável e bom futebol.
O Ipanema enfrentou a qualificada equipe do Azenha. O principio do jogo já mostrava que a partida seria disputada com lealdade e jogadas agudas por parte das duas equipes. O Ipanema com toques curtos e rápidos enquanto que o Azenha explorava as viradas de bola para encontrar o companheiro sem marcação.
Apesar de ter um maior domínio no inicio da partida a equipe branca não conseguiu assustar o goleiro adversário. E quando a partida chegava por volta de vinte minutos, em uma bola pela meia esquerda, o centro campista adversário deu o lançamento em diagonal nas costas do defensor, pegando-o  desprevenido , o atacante de azul dominou pela direita de ataque, cortou para dentro e de perna esquerda colocou longe do goleiro Matos. Gol do Azenha.
A boa noticia foi que o gol não desestabilizou a equipe da zona sul, mas deu bastante confiança para o Azenha. Que passou a ter mais conclusões nesta parte do jogo. Uma cobrança rápida de escanteio que pegou a defesa novamente em desatenção, dois jogadores conseguiram aparecer livres na frente do arqueiro, mas o arremate de cabeça saiu no centro do gol com Matos segurando firme. E em uma falta pela meia esquerda, que foi cobrada diretamente na direção do gol que Matos também fez a intervenção sem problemas.
O S.C. Ipanema também chegou perto nas bolas paradas, Figueiró por duas vezes, a primeira em cobrança frontal que obrigou o goleiro a fazer a defesa colocando para escanteio, e outra mais na ponta esquerda que foi batida em direção ao primeiro pau e o guarda redes saiu socando para longe o perigo.
O gol de empate aconteceu em uma jogada com a participacao de  Pica-Pau pela esquerda, o veloz atacante recebeu próximo da linha lateral, cortou para dentro e colocou ela na área. Ai em grande jogada Piróca fez um belo gol, dominou a bola pelo alto, de costas para o gol e já girando, com o ombro deu um toque enganando o zagueiro, apareceu de frente para o gol e deslocou o goleiro.
Com o jogo empatado parecia que o Ipanema tinha maior controle das ações, mas no final do primeiro tempo o volante Deh Vanacor recebeu o segundo amarelo e foi expulso pelo arbitro.
Com a ida ao intervalo o técnico Inacio resolveu mexer no meio campo, Xandy já havia entrado e com um jogador a menos, trocou Madruga pelo estreante Nacho.
Figueiró mais uma vez desequilibrou a favor do time branco, em um lindo chute fez o gol da virada. Exatamente após o gol deu lugar a Guga.
O estreante Nacho também balançou as redes, fechando o placar. Anotando o terceiro e o quarto gol (este que foi anulado pelo arbitro Paulao, alegando que já havia terminado a partida no momento do gol).
A equipe de azul ainda teve dois jogadores expulsos durante o segundo tempo terminando com nove jogadores em campo.
 Matheus, Taylor,  Gabí e Edisson também participaram do confronto. E comprovando o comprometimento da equipe, ainda ficaram sem participar mas ajudando e dando todo o suporte necessario para a equipe: Torres, Buchecha, Gui, Sagui e Japa80.