segunda-feira, 13 de junho de 2011

Copa Farroupilha 2011 - IPANEMA x Aliança

IPANEMA 5 X 1 Aliança
Data: 11/06/11
Horário: 12 horas
Arbitro: Regis
Gol(s): Japa80, Pica-Pau, Pica-Pau, Pica-Pau, Edisson
Assistencia(s): Gabí, Fontes, Deh Vanacor, Nilton, Jorge Henrique
Escalacao Inicial <--> (Substituicoes): 
Rafa <--> (Mattos)
Sagui <--> (Edisson)
Renato
Buchecha
Nilton
Deh Vanacor
Nacho <--> (Jorge Henrique)
Gabí  <--> (Uva)
Guga <--> (Madruga)
Japa80 <--> (Pica-Pau)
Deh <--> (Fontes)


Meio dia de outono, jogo perigoso e vitoria.
O frio da aurora ainda permanecia no CT Muradás, mesmo com a chegada do sol no céu azul de sabado, o clima da manha ainda era persistente. O que parecia ser um jogo simples devido a distancia nas colocações das equipes no campeonato, se mostrou um jogo traiçoeiro e difícil, contrariando o resultado final, lembrando que a partida foi bastante corrida e com muitas oportunidades de gols para as duas equipes.
A equipe do Ipanema, já enfrentava dificuldades antes mesmo de a bola rolar, nenhum dos dois goleiros da equipe se faziam presentes, sem mais tempo para aguardar, o técnico Inacio resolveu colocar o zagueiro Rafa improvisado na posição de numero 1.
Foi a bola rolar, e já no primeiro ataque o Alianca marcou. Não havia completado nem um minuto de partida e a equipe de azul passou na frente do placar. Bola em direção da área, a defesa rebateu e com ela picando o meia adversário, da meia lua da grande área acertou um lindo chute no canto. Sem dominar a pelota ele bateu de primeira com forca na perna direita, o chute saiu certeiro, nada que o “goleiro” Rafa pudesse fazer, a bola entrou a meia altura na rede lateral quando o arqueiro pulou para o lado esquerdo. Um gol para demonstrar que o Ipanema não teria vida fácil na véspera de dia dos namorados.
Passados mais cinco minutos do primeiro tempo e já a alteração no S.C. I., Rafa deu lugar a Mattos, queimando a primeira substituição do elenco. O jogo se desenrolava com o time branco tentando entender o que havia acontecido e o time azul assustando em ataques rápidos.
Por volta dos trinta minutos o empate. Bola no meio campo tocada para Gabí, ele fez o domínio mas ela escapou, ele então venceu a disputa no pé de ferro com o adversário e visualizou Japa80 entrando livre na área pela direita, o toque saiu com perfeição pegando a defesa em linha. Japa80 conduziu na saída do goleiro e na cara do gol teve calma e tranqüilidade para colocar em diagonal no canto do goleiro, a bola entrou de mansinho rasteira balançando as redes.
O gol fez a equipe do Aliança marcar novamente presença no campo do time do S. C. Ipanema, porem cedendo mais espaço atrás. Em uma jogada rápida pela direita quase o adversário passou na frente novamente, o atacante azul e vermelho apareceu em velocidade pela direita e conseguiu chute cruzado com a bola batendo forte no pé da trave, no rebote o meio campista ainda tinha todo o gol escancarado, mas pegou embaixo da bola para sorte do time branco, e mandou por cima.
Guga e Gabí procuravam encontrar espaços para colocar a bola aos atacantes Japa80 e Deh, em uma destas jogadas envolvendo os meias e atacantes, o camisa 80 Japa serviu Deh dentro da pequena área, ele apareceu como centroavante e com a bola a meia altura concluiu de primeira, a bola saiu do pé direito, mas encontrou o arqueiro adversário muito bem colocado no lance. Embora a presença do Ipanema fosse maior no campo do adversário as demais conclusões não tiveram endereço certo, e assim foram as duas equipes para o intervalo.
 Após o descanso, o time da zona sul voltou sem modificações a campo. E neste inicio de segunda etapa o adversário voltou sendo mais perigoso. Em jogada pela meia esquerda o centro campista avançado acertou um chute com potencia no canto, o goleiro Mattos pulou para a direita, a bola bateu na trave assustando. O Ipanema também chegou, Deh por duas vezes tentou o chute de perna canhota, mas mesmo de dentro da grande área faltou direção mandando para a linha de fundo.
Por volta dos 15 minutos Inacio colocou Uva no lugar de Gabí, adiantando Nacho no meio. O time de azul conseguiu mais uma boa chegada pela direita de ataque, o camisa 10 partiu em velocidade com a bola dominada, e na saída do goleiro tocou no canto, o camisa 1 fez a defesa no chão com os pés, mandando para escanteio. Na sequencia da partida o técnico do Ipanema voltou a fazer alterações para aproveitar fôlego novo no time. Pica-Pau entrou no lugar de Japa80, Madruga na posição de Guga, Jorge Henrique jogando no meio (saindo Nacho) e o centroavante Fontes substituindo Deh.
Por volta dos 30 minutos da segunda etapa o gol da virada. Mattos deu o balão, Fontes escorou de cabeça, mas a bola ficou com o defensor, então o camisa 9 brigou por ela, e quando o zagueiro foi afastar Fontes estava na frente, a bola bateu e voltou, o rebote mais parecia um passe, já que Pica-Pau apareceu livre, em condições de partir pra cima do goleiro com bola dominada. Ai em um gol muito parecido com o de Japa no primeiro tempo, ele olhou a posição do guarda-redes e tocou no canto, a bola passou do lado e entrou.
A partir daí o rápido time do Aliança sentiu, e o S.C.I. se aproveitou da situação. Bola afastada pela defesa azul, e no meio campo pela esquerda, o volante Deh Vanacor ganhou do marcador na velocidade e partiu pra cima da defesa, passou por mais um, driblou outro já na linha de fundo e tocou para trás, Pica-Pau apareceu e de direita deu um leve toque pro fundo do gol.
Sagui ainda deu lugar para Edisson jogar improvisado na lateral. Agora com o meio campo todo do Ipanema e com o adversário desestabilizado o time foi pra cima e criou outras oportunidades. Em uma jogada com Madruga na grande área, ele cortou para o meio, e tentou o chute, mas a bola bateu na zaga, na volta ele disputou por ela e ela sobrou para  artilheiro do jogo, Pica-Pau, de primeira ele bateu firme no canto direito do guarda-metas, era o terceiro dele e quarto do Ipanema.
No final da partida ainda teve tempo para Edisson marcar. O mais bonito da tarde. Troca de passes do Ipanema, passando por todos os jogadores do meio campo e encontrando Edisson como elemento surpresa na meia esquerda, Nilton observou o espaço e rolou para o meio, o “lateral” ajeitou com a perna direita e fuzilou no ângulo, o arqueiro saltou mas não encontrou nada.
Apesar do resultado elástico o placar pode ser enganoso, já que as duas equipes tiveram diversas oportunidades de gol, parabenizando o time de branco que foi mais eficaz nas conclusões.
Lembrando que quem faz três gols pede musica, ai vai a trilha sonora do artilheiro do dia: Pica-Pau.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Copa Farroupilha 2011 - IPANEMA x Bazar Mimo

IPANEMA 2 X 1 Bazar Mimo
Data: 04/06/11
Horário: 14 horas
Arbitro: Adriano “Cuca”
Gol(s): Piróca, Piróca
Assistencia(s): ---------, Jorge Henrique
Escalacao Inicial <--> (Substituicoes):
Torres
André Martins <--> (Nilton)
Renato
Rafa
Jorge Henrique <--> (Mateus)
Xandy <--> (Sagui)
Uva
Gabí  <--> (Madruga)
Guga <--> (Japa80)
Pica-Pau <--> (Taylor)
Piróca <--> (Deh)



Mais uma tarde de outono, com sol e tempo frio no CT Muradás.
Jogando pela quarta vez consecutiva no horário das 14 horas, o time do Ipanema conquistou uma vitória suada frente à forte equipe do Bazar Mimo e se recupera frente ao amargo resultado no final de semana passado.
A partida começou em ritmo lento, com as duas equipes se respeitando bastante. A equipe de uniforme escuro, melhor postada no meio campo foi avançando aos poucos a marcação, e na primeira boa oportunidade já marcou. Por volta dos 15 minutos de jogo, em uma recuperação de bola já no campo de defesa do Ipanema, saiu em um ataque perigoso. A defesa de branco foi obrigada a fazer a falta na proximidade da área. O atacante adversário em uma bela cobrança colocou a bola no ângulo, distante do goleiro do time branco.
Com o placar parcial adverso o time do S.C.I. aos poucos foi se ajustando na partida, passando a manter a posse de bola, muito pela proposta do adversário que com o placar a favor, optou por explorar contra ataques. Xandy (com tonturas) logo aos 25 minutos de partida foi substituído por Sagui no meio campo.
Em um rápido contra ataque puxado através do meia de vermelho e preto, na direita de defesa do Ipanema, quase o adversário ampliou o marcador, ele avançou desde o meio campo e na velocidade foi vencendo a disputa com os defensores e invadiu a grande área, arriscando um chute cruzado que passou rasteiro com perigo.
Esta nova chance do adversário acordou de vez o time da zona sul, que passou a jogar mais pelo lado esquerdo explorando jogadas de Jorge Henrique, Guga e Gabí que caiam por aquele setor do campo.
E foi em uma jogada rápida pela meia esquerda, que Gabí recebeu já na área adversária em condições de concluir, deu um corte para dentro e na hora do arremate, sofreu a falta. O juiz sem pestanejar, marcou pênalti. Piróca foi o incumbido da cobrança. Bateu deslocando o goleiro que pulou para um lado e a bola foi no outro. A bola foi rasteira no canto direito do guarda redes. Empate do Ipanema por volta dos 35 minutos de partida.
Com maior confiança o time do treinador Inacio, marcava presença no campo ofensivo, mas mesmo assim não conseguiu maior rendimento até o arbitro dar com encerrado o primeiro tempo.
Logo no inicio do segundo tempo o Bazar veio com tudo para cima e em menos de cinco minutos já tinha dois arremates de fora da área, que o goleiro Torres fez as defesas sem muitos problemas. Porem deixou espaço atrás e foi exatamente assim que o Ipanema virou o marcador aos oito minutos.
Jorge Henrique em uma jogada junto da ala esquerda, cortou a marcação para o meio, e de trivela deu um lindo passe pelo alto, nas costas da zaga, Piróca apareceu rápido pelo meio, livre, e com um toque conseguiu encobrir o alto goleiro do Bazar para festa dos ipanemenses de plantão.
O gol não diminuiu o ímpeto do adversário que com cinco jogadores no meio campo povoava o setor, enquanto que o Ipanema saia em contra ataques rápidos pelos lados do campo. Outra grande chance desperdiçada pelo time de branco foi em uma bela jogada de Guga pela direita, na linha de fundo viu bem a chegada livre do volante Uva e rolou para trás, o volante preferiu dominar a tentar o arremate direto, mesmo de frente para o gol, assim dando tempo para a marcação apertar e abafar o lance.
Fazendo o trabalho usual, Inácio foi alterando a equipe sem modificar a maneira de jogar, Madruga no lugar de Gabí, Japa80 na de Guga, Mateus na lateral esquerda saindo Jorge Henrique. A maior posse de bola no meio campo evidenciava que o Bazar tentaria a todo custo pelo menos o empate, mas a zaga do Ipanema bem postada conseguia recuperação nos lances capitais.
Em um lance de escanteio quase o adversário conseguiu o empate, a bola viajou no primeiro pau, tendo o desvio para trás, e o zagueiro adversário apareceu para a conclusão, livre dentro da pequena área, mas pegou mal na bola colocando para fora.
Passados mais da metade do segundo tempo Inácio, colocou em campo também, Nilton (improvisado na lateral direita), Taylor e Deh (fazendo sua estréia na competição), nos lugares de André Martins , Pica-Pau e Piróca). E em nova jogada de escanteio, agora foi a vez do Ipanema quase marcar. A cobranca caiu no miolo da área, Madruga conseguiu dominar e girar, mas a bola bateu no peito do goleiro e na volta Madruga ainda tentou o rebote, a pelota respingou e sobrou na pequena área para Taylor, que girou de canhota, mas pegou mal e colocou para a linha de fundo.
Outra grande chance do adversário foi em uma jogada rápida que o atacante recebeu livre na área, pela direita, dominou, cortou com a perna canhota para o meio e concluiu, a bola ia entrando, mas Rafa como se fosse um goleiro, tirou em cima da linha com a cabeça, salvando o que seria gol certo da equipe preto e vermelho.
Na hora de matar a partida, o Ipanema desperdiçou a oportunidade por excesso de solidariedade, Madruga apareceu no meio, driblou invadindo a área e de frente para o gol, tentou o passe para Japa80, mas o passe saiu curto e o goleiro conseguiu antecipar a chegada do atacante para o arremate em um lance claríssimo de gol.
Quase no final da partida em uma falta do lado da área foi o ultimo lance de perigo na partida, falta cobrada pelo atacante da equipe de uniforme negro na segunda trave, mas o zagueiro afastou de cabeça o perigo, com o arbitro finalizando a partida após 4 minutos de descontos.
Ficando de parabéns o trabalho defensivo do Ipanema que não leva um gol com a bola rolando desde a partida contra o Expresso da Madrugada (3 jogos inteiros), que foi em um lance de apagão do time aos 46 minutos do segundo tempo. Contra o Abc a equipe não sofreu gols, contra o Mônaco foram três, um de escanteio, um de falta lateral e um de pênalti, e agora novamente de falta contra o Bazar. E trabalhar para corrigir os equívocos defensivos com a bola parada para o adversário.